fbpx

Advogado Online em Foco

unnamed

AUMENTE AS CHANCES DE FECHAR
NEGÓCIO LOGO NA PRIMEIRA CONSULTA

[MODELO GRATUITO] FICHA DE ATENDIMENTO
P/ CAUSAS PREVIDENCIÁRIAS

Estabilização da Tutela de Urgência Antecipada (NCPC).

Tutela de Urgência Antecipada
“Se não for manejado recurso (agravo de instrumento) em face da decisão de concessão da tutela antecipada, ela tornar-se-á estável.
O recurso cabível é o agravo de instrumento.
Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:
I – tutelas provisórias;
Com a estabilização da decisão de tutela de urgência antecipada, o processo será EXTINTO.
Contudo, qualquer das partes poderá demandar a outra com o intuito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada estabilizada. A tutela antecipada conservará seus efeitos enquanto não revista, reformada ou invalidada por decisão de mérito proferida na ação manejada para esses fins.
Ademais, qualquer das partes poderá requerer o desarquivamento dos autos em que foi concedida a medida, para instruir a petição inicial da ação para revisão, reforma ou invalidação da tutela antecipada estabilizada. O desarquivamento pode servir para instrução da ação. O juízo da concessão da tutela antecipada é prevento para o julgamento desta ação.
A decisão que concede a tutela não fará coisa julgada, mas a estabilidadedos efeitos só será afastada por decisão que a revir, reformar ou invalidar, proferida em ação ajuizada por uma das partes.
O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada extingue-se após 2 ANOS, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo.
Se decorrido o prazo de 2 ANOS sem impugnação, as partes terão de conviver com uma decisão que, a despeito de não transitar em julgado, não será suscetível de reforma por ato judicial”.
Fonte “Pontodosconcursos prof.Ricardo Gomes
Publicado por Jucinéia Prussak


Minhas publicações são frequentes no Jusbrasil escolha a sua melhor forma de me acompanhar Facebook-Página Facebook Dicas. www.instagram.com/estudar_dicas/
Precisa estudar o Código de Processo Civil. Dicas nos meus E-books http://advogadoonlineemfoco.com.br/combo-ebook51questoes

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Pin It on Pinterest