5 passos para escrever uma redação perfeita em concursos.

Embora a redação seja a principal preocupação dos concurseiros, é possível seguir um roteiro e apresentar um texto digno de nota 10. Veja como.

Diferentemente do que muitos concurseiros acreditam, as redações nota 10 são incrivelmente simples.
Não é necessário ser um grande conhecedor de histórias para escrever algo coerente e este é exatamente o problema. As pessoas acreditam erroneamente que um texto coerente deve ser rebuscado e beirando uma obra literária quando, na verdade, o contrário é a chave do sucesso: quanto mais claro e simples, melhor.

Mas, afinal, como fazer isso?

De acordo com especialistas em redação, pensar que você está escrevendo para uma plateia erudita não é o caminho a seguir. Pense, ao contrário, que a pessoa que vai ler sua redação é uma criança de 10 anos e, por isso, o texto deve ser claro, fácil de ler e bem explicado.
Obviamente, cada banca examinadora tem suas próprias exigências e mesmo o mais simples dos textos, precisa atender às instruções do concurso.

A perfeição não deve ser o objetivo

Muitas vezes, o candidato não precisa tirar a nota máxima na redação para ser aprovado no concurso. Aliás, receber a nota máxima é bastante raro, embora não seja impossível. No entanto, o seu objetivo é se fazer compreender e não buscar o 10 a qualquer custo.
A obrigação de tirar a nota máxima pode mais atrapalhá-lo do que ajudá-lo na hora da redação. É preciso seguir uma espécie de roteiro, ou um passo a passo, para que sua redação seja enquadrada dentre as melhores do certame. Veja abaixo cinco características que garantem um bom texto
1. Leia atentamente o enunciado da banca e se mantenha no assunto
Um dos grandes erros ao fazer uma redação é que, por se achar despreparado, o candidato foge do assunto e, só isso, já reduz suas chances pela metade, ou seja, você perde 50% da nota.
Não se afaste do assunto e, ao contrário, escreva direta e objetivamente sobre o assunto pedido e seus desdobramentos.
Quando a redação propõe um problema além do tema, não fuja dele. Apresente uma solução de maneira assertiva e simples, sempre com ética.
2.Lembre-se: você está prestando um concurso e não se juntando a um movimento
Por isso, cuidado com discursos inflamados e paixões desenfreadas por uma determinada causa. A banca está avaliando sua capacidade de comunicação e não o quanto você se sente atraído por uma causa.
Não permita que suas paixões e emoções prejudiquem suas possibilidades de aprovação em um concurso.
3. Fique atento às palavras-chaves e as insira em sua redação
Professores de redação são unânimes em afirmar que, embora pareça óbvio, muitos candidatos se esquecem de inserir as palavras-chaves na redação sobre o tema proposto pela banca examinadora.
Um conselho de especialista é relacionar os termos da área da seguinte maneira: se estiver escrevendo sobre “nutrição”, palavras como “digestão”, “fibras”, “alimentação”, “enzimas”, entre outras, deverão aparecer no desenvolvimento do texto.
Outro fator que demonstra que o candidato conhece bem o assunto proposto é citar autores e referências bibliográficas da área.
4. Cuidado com os erros de português
É indispensável dominar a Língua Portuguesa na hora da redação. Erros de ortografia, concordância, acentuação, conjugação, entre outros, dão o tom do candidato ao examinador.
Além disso, ter uma caligrafia clara, legível e respeitar os limites de linha e parágrafos são essenciais para causar uma boa impressão e contribuir para uma boa nota de redação.
5. Tenha suas próprias ideias e opiniões
Demonstrar autonomia de pensamento é muito importante ao escrever uma redação, principalmente para um concurso. Evite clichês, frases prontas e, principalmente, usar citações que são atribuídas erroneamente aos autores famosos. Se não tem certeza de uma citação, não a use. Fuja de frases vagas.
Demonstre que é capaz de seguir sua própria linha de pensamento e emitir opiniões coerentes sem o auxílio dos recursos citados acima.
E para você? O que é preciso para uma redação perfeita?
Fonte JusBrasil

 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.