NCPC: Afinal, aplicamos o prazo em dias úteis nos Juizados?

A saga da adequação das novas regras do CPC/2015 aos Juizados.

A aplicação do Novo Código de Processo Civil aos Juizados Especiais ainda vai dar pano pra manga!
O CPC/15 instituiu que os prazos processuais serão contados apenas em dias úteis, lembram (art. 219)? Agora começa a bagunça: esta regra aplica-se subsidiariamente para os Juizados?
O FONAJE (Fórum Nacional de Juizados Especiais) havia publicado, em 04/03/2016, a nota técnica 01/2016, afirmando que considerava esse dispositivo incompatível com a simplicidade, economia processual e celeridade dos Juizados. O assunto parecia resolvido. Eu confesso que achei ótimo a nota ter saído antes da vigência do CPC/15.
Entretanto, contrariando esta nota, o TJDFT e decide, em 28/03/2016, que os prazos em dias úteis se aplicam aos Juizados no Distrito Federal. A decisão foi da Turma de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais do DF.
O órgão que era pra uniformizar, só confundiu!
Para apimentar a saga, os Juizados Especiais Federais resolvem pacificar entendimento sobre a questão em seu âmbito, publicando na última sexta, dia 22/04/2016, a resolução CJF-RES-2016/00393, alterando dispositivos no Regimento Interno da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), em especial o art. 6º-A, que agora dispõe: “Na contagem de prazo em dias, computar-se-ão somente os dias úteis”.
Resumindo: nos JEFs aplicamos o prazo em dias úteis, nos JECs a bagunça está generalizada! Aos advogados, sempre recomendo uma postura conservadora, utilizando o prazo em dias corridos, de modo a evitar problemas.
Espero que os Juizados Especiais Cíveis tenham a mesma sensatez de uniformizar seu posicionamento, seja para aceitar o prazo em dias úteis, ou para vetar. Não podemos continuar neste estado de insegurança jurídica.
Palmas ao JEF!


Como já sabem, vou seguir com publicações frequentes aqui no Jusbrasil, no Instagram @beatrizgalindo. Novocpc e em minha página do Facebook. Em breve, meu site estará no ar: www.beatrizgalindo.com.br
Escolha sua melhor forma de me acompanhar, e fique por dentro das novidades deste novo Código de Processo Civil de uma forma simples e descontraída.
Fonte: JusBrasil.com.br – por Beatriz Galindo
http://beatrizgalindo.jusbrasil.com.br/noticias/328494446/ncpc-afinal-aplicamos-o-prazo-em-dias-uteis-nos-juizados?ref=news_feed
 

Que tal se atualizar para o Novo CPC com os melhores Professores de Direito Processual Civil do Brasil?

1309462285604615558orange arrow down-md

Clique aqui e conheça o Curso de Atualização sobre o Novo Código de Processo Civil (CPC).

 

Baixe agora esse eBook e faça um Júri com Excelência

Baixe agora esse eBook e faça um Júri com Excelência

Dr. Felipe Azuma é advogado militante, com mais de 20 anos de experiência no júri e escreveu esse eBook para ajudar você que deseja fazer um Júri com excelência.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.