Plenário virtual disciplina pagamento de fiança fora do expediente bancário

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fiança Criminal.

Foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça a resolução que disciplina o recolhimento de fiança criminal nos finais de semana e fora do expediente bancário, pois sempre apresentava obstáculo. A Resolução entra em vigor assim que for publicado no Diário de Justiça.

A decisão foi tomada durante a 9ª Sessão do Plenário Virtual, concluída no último dia 22 de março. Alguns Estados da Federação aceitavam a emissão de guia, enquanto outros a possibilidade de TED ou transferências eletrônicas diversas. Diante de tal problemática,

A Resolução aprovada estabelece que o pagamento deve ser feito por meio de guia própria individualizada junto ao Banco do Brasil ou outra instituição com a qual o tribunal possua convênio. A guia deve estar vinculada ao auto de prisão em flagrante ou processo em que a medida foi determinada.

Caso não seja possível emitir a guia de depósito, a proposta de Resolução determina que o valor seja recebido pelo escrivão, chefe da secretaria ou funcionário do plantão, que deverá lançar o valor recebido em livro específico, com expressa vinculação ao auto de prisão em flagrante, inquérito ou processo em que a fiança foi arbitrada. Nesse caso, o mesmo servidor deverá providenciar o depósito do valor no dia útil seguinte e anexar nos autos e no livro próprio o comprovante do depósito.

A Resolução aprovada é uma forma de assegurar o recolhimento da fiança fora dos expedientes bancários como garantia de que ninguém permanecerá com sua liberdade privada por obstáculos formais de depósito ou pagamento.

 

Que tal um material jurídico que auxilia os advogados atuantes, ou mesmo os iniciantes, nesta área do Direito Penal.

1309462285604615558orange arrow down-md

CLIQUE AQUI E ACESSE O Curso Processual de PETIÇÕES PARA ADVOCACIA CRIMINAL

1428933876

 

Fonte: JusBrasil.com.br, Conselho Nacional de Justiça e Empório do Direito

por Jacineia Prussak

http://jucineiaprussak.jusbrasil.com.br/noticias/319935813/cnj-aprova-resolucao-que-disciplina-recolhimento-de-fianca-criminal-nos-finais-de-semana-e-fora-do-expediente-bancario